Concepção Gráfica

Concepção Gráfica

 

Desde o começo do projeto pensei em fazer a capa em tamanho de LP porque a arte gráfica do meu Álbum Vozes da Cidade foi muito elogiada. A partir da década de 60 as capas ganharam destaque dentro da produção de um disco, deixando de ser simplesmente uma embalagem para se tornar arte e parte da obra como um todo, como, por exemplo, as capas de Elifas Andreato. Com a advento do CD, em tamanho bem menor, ficou quase impossível para os artistas plásticos criarem algo que se destacasse e ressaltasse a obra musical.

Outro fator que me incentivou nessa idéia foi a de que o vinil voltou a ser apreciado por boa parte do público jovem e a parte gráfica pesa muito nesta preferência.

Tema – Parti então para a concepção gráfica baseada no tema central do Álbum: as marés e as fases da lua que, metaforicamente, representam as várias fases das nossas vidas.

Capa e Contracapa – Eu havia feito uma capa-demo para um edital e ela me deu a idéia da imagem que queria. A partir dela fiz um briefing e pedi uma pintura em tela para o artista Luiz Afonso que pintou o quadro em lápis aquarelável, com seus tons e cores inconfundíveis, retratando exatamente como eu imaginava, além de destacar o por do sol na capa e o nascer da lua na contracapa. Depois, Gustavo Pera se encarregou da foto digital do quadro para a produção gráfica.

Miolo – No início pensei em fazer caricaturas das pessoas que participaram do Álbum, mas optei por colocar as próprias fotos dos artistas com uma textura de desenho. Baseado na circunferência dos CDs, imaginei fotos da lua cheia para os rótulos de uma forma que, quando retirados, as luas cheias se transformariam em lua crescente (Maré Brava) e em lua minguante (Maré Mansa). Para interligar as duas luas, visualizei um pentagrama com um verso adaptado da canção “Mares de Minas”, que representa bem o contexto da imagem: “Mares de gentes, de nomes…”. E sob todas estas imagens foi inserida uma foto de um céu noturno, representando que as estrelas deste trabalho são todos os artistas que participaram dele. Para completar, criei dois poemas, um para Maré Brava e outro para Maré Mansa.

Encartes – Mantive a idéia do céu noturno como fundo para os textos, letras e fichas técnicas. Aqui as estrelas são as próprias canções.

Todo o trabalho de arte gráfica foi executado brilhantemente pelo artista Miag Makibara, que materializou tudo o que eu havia imaginado.

Os Artistas Gráficos

Wagner de Paula — Autor do Poema "Mar é" da contracapa
Wagner de Paula — Autor do Poema “Mar é”
Gustavo Pera — Fotos & Making Of
Gustavo Pera — Fotos & Making Of
Luiz Carlos Afonso — Quadro/Capa do Álbum
Luiz Carlos Afonso — Quadro/Capa
Miag Makibara — Arte Gráfica
Miag Makibara — Arte Gráfica