Produção Musical

Produção Musical

resized_PB-VOZ-4

Desde a fase de pré-produção do álbum eu já havia convidado os músicos que fariam parte da banda de base das gravações. O fator que determinou a minha escolha, além do talento de cada um, foi a proximidade com o estúdio de maneira que pudessem cumprir o cronograma sem os atropelos de horário e trânsito. Desta forma, tive a felicidade de poder contar com a dedicação de Celso Henrique no baixo e baixolão, Willians Leite na bateria e Luiz Bró na guitarra, todos residentes na Vila Maria, mesmo bairro do meu estúdio Peba na Pimenta.

Assim, gravamos todas as bases com baixo e bateria sendo executados ao mesmo tempo e também a guitarra em boa parte delas, sempre em cima de uma guia de violão e voz.

Depois veio a percussão com o Manu, de Sorocaba, que tocou em mais de 20 faixas, executando diversos instrumentos.
Os teclados (acordeão e piano) ficaram por conta de João Bittencourt, do Rio de Janeiro, que também se encarregou dos arranjos de cordas (gravados por ele mesmo em Midi) e de sopros.

Com um time de base de alto nível como este já daria pra fazer um excelente trabalho, mas como sempre gostei de arranjos orquestrais na música popular, influenciado por George Martin (Beatles) e pelo Tropicalismo, fiz questão de incluir as cordas (violinos, violas e cellos) e os metais e sopros (flautas, flautins, saxes, clarinetes, trompetes, trompas e trombones), contando com músicos do mais alto gabarito.

Os instrumentos específicos e regionais também foram incorporados nos arranjos, seguindo a instrumentação pré-estipulada: zampoña, charango, cavaquinho, violão de 7, viola caipira e rabeca.

Finalmente, gravei os violões definitivos e todas as vozes, incluindo as dos convidados, que abrilhantaram o disco com suas belas interpretações: Deise Capelozza, Cordeiro, Helen Torres, Susie Mathias, Guerreiro, João Marques e Conrado Pera. E encerramos com um grande “Auê” final na canção que fecha o álbum, A Nova Maré.

Para a mixagem e masterização contei com a competência do Daniel Stunges para desembaraçar todas as frequências.

Uma pessoa imprescindível neste processo foi Aduzinda Barroso, que fez toda a assistência de produção do álbum.

Foram 16 meses de trabalho intenso para produzir as 28 canções, mas a satisfação de ouvir as músicas com os arranjos imaginados, compensou todo o esforço.