Projeto “As Marés” – A origem
Desde 1995 eu tinha a intenção de gravar um outro disco, mas, apesar de ter muitas canções que compusera depois do LP Vozes da Cidade, que havia gravado em 1980, meu projeto teve de ser adiado por vários motivos, principalmente financeiros. Foi quando participei de alguns trabalhos coletivos como Badeatles, Onde Mora o Samba e Lembrando Tom Jobim, todos como instrumentista e executando músicas de autores consagrados.
Por volta de 2002 esses projetos se encerraram e voltei a me dedicar ao meu trabalho autoral, com novas composições, novas parcerias e, em 2005, produzi o Show “A Nova Maré”, título de uma das canções, que originou a idéia de um CD com o mesmo nome. Na seleção das músicas para este disco, acabei escolhendo 18 canções que considerava imprescindíveis, mas que não caberiam num único CD sem comprometer a qualidade técnica. O resultado é que, em 2010, o projeto foi ampliado para dois CDs: “Maré Brava” e “Maré Mansa”, compondo o Álbum Duplo “As Marés”, com 28 faixas.
O tema “As Marés” surgiu naturalmente porque, além das canções que falam abertamente das marés, dos mares e das fases da lua, metaforicamente o repertório aborda várias fases da vida do nosso planeta, do nosso país e das nossas vidas.
Projeto pronto. Pré-produção elaborada. Canções escolhidas. Instrumentação esquematizada. Então, em 2012, corri atrás dos recursos para a sua produção, através da Campanha As Marés.